A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início à fase final de avaliações do e-Volksbus 22L, seu primeiro modelo 100% elétrico voltado ao transporte urbano de passageiros. Dessa forma, quatro unidades do novo veículo começam a circular pelas ruas da cidade de São Paulo em operações reais, em parceria com empresas da capital, ao longo dos próximos meses.
Assim, o objetivo dessa etapa é duplo. Ou seja, além de comprovar o desempenho do e-Volksbus em condições reais de operação, a montadora também testa sua estratégia de atendimento de pós-vendas e prepara a rede de concessionárias para dar suporte ao novo modelo com eficiência.
“Não oferecemos apenas um veículo, e sim uma solução completa de transporte, que vai desde a consultoria da infraestrutura de recarga até o pós-venda. Nosso e-Volksbus chega para estabelecer uma nova referência de atendimento no mercado”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO.
Evolução a partir do e-Delivery
Seja como for, o desenvolvimento do e-Volksbus 22L foi impulsionado pela experiência da montadora com o e-Delivery. O primeiro caminhão elétrico totalmente desenvolvido e produzido na América Latina. Líder de vendas em 2024 no segmento, o modelo serviu como base tecnológica para a criação do novo ônibus elétrico.

A primeira unidade do e-Volksbus já está em operação pela empresa Transpass. As demais serão integradas a outras operadoras nas próximas semanas. Durante os testes, técnicos da VWCO acompanharão os operadores, oferecendo treinamento e suporte técnico direto nas garagens dos clientes.
Estrutura de suporte e tecnologia nacional
Todavia, a rede de concessionárias Volkswagen também está sendo preparada para atender os novos veículos, com estoque de peças e profissionais capacitados. Assim, garantir a máxima disponibilidade em operação.
“Somos reconhecidos pelos clientes por nosso alto padrão de atendimento no pós-vendas e vamos proporcionar a mesma excelência com os e-Volksbus, assim como fizemos com o e-Delivery. Seja a diesel ou elétrico, nossos veículos sempre oferecem a melhor solução de transporte”, reforça Alouche.
O e-Volksbus 22L utiliza uma solução exclusiva de arquitetura modular desenvolvida pela engenharia da VWCO no Brasil. O que permite maior agilidade na adaptação de diferentes plataformas de caminhões e ônibus. Essa flexibilidade é apontada pela montadora como um diferencial competitivo importante para atender rapidamente às demandas do mercado.
O post VWCO inicia testes do e-Volksbus 22L em São Paulo apareceu primeiro em Transporte Mundial.