A Volvo Trucks mostrou as primeiras imagens da nova geração de caminhões elétricos. Os modelos chegam com a mesma identidade visual da geração Aero. Além disso, traz baterias maiores, capazes de entregar autonomia de 600 quilômetros, conforme prometido pela marca.
Nesse sentido, vale lembrar que a Volvo está liderando o caminho da eletrificação no transporte. Dessa forma, vem trabalhando no desenvolvimento de caminhões em quase todas as configurações de eixos há cerca de três anos.
LEIA TAMBÉM: Caminhões Volkswagen da nova geração chegam ao mercado mexicano
Todavia, quando o tema é autonomia, a marca sueca estava sendo superada por outras fabricantes, como a Mercedes-Benz com o eActros 600. Mas com essa nova geração, a Volvo promete uma autonomia de 600 quilômetros, graças a baterias com capacidade de 780 kWh.
Volvo com mais autonomia ganha eixo elétrico
Outra mudança é que os caminhões passam a contar com um eixo elétrico. O problema com baterias ainda maiores em combinação com o eixo elétrico é que o eixo de tração fica sobrecarregado muito rapidamente. Por esse motivo, a Volvo optou por um eixo de apoio menor, de 4,5 toneladas.
Até por essa razão, a Volvo está trazendo a cabine Aero nessa nova geração, uma vez que o conjunto ficará mais longo. Porém, na Europa a solução é permitida.
Seja como for, para preencher o grande vão entre a cabine e o implemento, a Volvo optou por defletores laterais estendidos atrás do habitáculo. Conforme a marca, as vendas começarão no final deste ano, com início da produção em 2026.
O post Volvo Elétrico Aero com mais autonomia chega neste ano apareceu primeiro em Transporte Mundial.