A Volvo Trucks anunciou nesta segunda-feira (20 de maio) que iniciará as vendas do FH Aero Electric, seu caminhão elétrico de longo alcance com eixo eletrônico, no segundo trimestre de 2026. Ademais, o novo modelo oferece autonomia de 600 quilômetros e permite o carregamento da bateria de 20% a 80% em cerca de 40 minutos.
De acordo com a fabricante, a recarga das baterias pode ser realizada durante o período legal de descanso dos motoristas na União Europeia. Essa estratégia poderá garantir mais eficiência à operação.
A Volvo explica que a autonomia de 600 km se deve à nova tecnologia de transmissão, principalmente o eixo eletrônico. Essa solução tecnológica libera espaço para acomodar baterias maiores, tornando possível equipar o caminhão com até oito baterias e armazenar 780 kWh de energia.
Carga útil do FH Elétric é semelhante à de um caminhão a diesel
Projetado para transportar até 48 toneladas de PBTC, o FH Aero Electric possui carga útil semelhante à de um caminhão a diesel convencional. Essa equivalência é possível graças à configuração de eixos 6×2, que permite a instalação de baterias adicionais. Além disso, também favorece a distribuição de peso entre o veículo e o semirreboque de três eixos.
A Volvo destaca que o novo modelo amplia sua linha de caminhões elétricos e serviços ao cliente. O suporte inclui análise de rotas, soluções de recarga na estrada e na garagem, além do monitoramento da frota.
De acordo com Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, o FH Aero Electric marca um avanço significativo no transporte de zero emissões. “Agora, as empresas de transporte podem operar rotas realmente longas com caminhões elétricos sem comprometer a produtividade. O carregamento super-rápido e a alta capacidade de carga útil tornam o novo modelo uma solução extremamente competitiva”, ressalta.
Carta de intenção de compra do Volvo FH Eletric
Embora o lançamento formal do FH Aero Electric ainda esteja por vir, a Volvo Trucks começará a receber encomendas do modelo no segundo semestre de 2026. Além disso, a fabricante adiantou que os interessados já podem assinar uma carta de intenção de compra.
Por último, Roger Alm afirma que os caminhões elétricos destinados a operações de longa distância contribuirão significativamente para a redução das emissões de CO₂, especialmente onde as empresas de transporte podem economizar mais por veículo. “Esta é uma notícia positiva tanto para os transportadores quanto para toda a sociedade”, conclui.
O post Volvo apresenta FH Aero elétrico com autonomia de 600 km apareceu primeiro em Transporte Mundial.