Tecnologia em cubo de roda reduz consumo de combustível

Após um ano de testes, a Fersa, empresa global em inovações para eficiência de combustível no transporte rodoviário, apresenta um conjunto de cubo de roda voltado para economia de combustível. A tecnologia FE, como foi batizada, pode reduzir o consumo de diesel em até 3% em conjuntos formados por cavalo mecânico e semirreboque.

Sistema FE de cubos de roda desenvolvido pela empresa Fersa

A Fersa criou o cubo de roda FE após anos de pesquisa e inovação. A novidade combina refinamentos microgeométricos de precisão, materiais de alto desempenho e um sistema de lubrificação otimizado. A resistência ao rolamento e a melhoria geral reforçam essas melhorias.

Mais de 1 milhão de quilômetros de testes com o novo cubo de roda

A Fersa realizou mais de 1 milhão de quilômetros de testes com a tecnologias em diferentes continentes, climas e condições de rodagem. Nesse sentido, os ensaios envolveram caminhões operando em jornadas de longa distância, trânsito urbano intenso e vias não pavimentadas.

Além disso, a empresa utilizou caminhões de diversas categorias, incluindo modelos rodoviários e rígidos para simular a realidade do setor de transporte. Operadores de frota que participaram dos testes confirmaram a eficiência do sistema.

Cubo de roda montado

Similarmente, os testes foram validados pelas empresas Maswer (provedor de serviços para a indústria automotiva presente em 5 paises, México, Alemanha, EUA, Espanha e Índia), e a TechnoPark MotorLand. Esta última se identifica como um Parque Tecnológico dedicado a empresas de base tecnológica. Em resumo, um ambiente enraizado no mundo do automobilismo e atividades relacionadas, como o esporte e a indústria de apoio, mas que incorpora tecnologia e inovação ao ecossistema.

Impacto na redução de custos

Segundo a Fersa, operadores de frota que participaram dos testes confirmaram a eficiência do cubo de roda FE em suas operações diárias. De acordo com relatos, os caminhões rodoviários apresentaram maior eficiência nas viagens. As frotas urbanas, por sua vez, registraram redução de desgaste em atividades que o veículo tem constantes paradas e partidas.

A Sesé, uma das empresas parceiras da Fersa nos testes, validou os benefícios do cubo de roda FE. A empresa europeia de gerenciamento de cadeia de suprimentos conta com uma frota superior a 3.000 caminhões.

Números comprovam eficiência do sistema

A Fersa reforça que os números comprovam a eficiência FE: um caminhão que roda 150.000 km por ano, e consome cerca de 60 mil litros de diesel, pode economizar 1.800 litros anualmente. Em outras palavras, essa redução representa um corte de custos de 3.240 euros por veículo. Por outro lado, em uma frota de 100 caminhões a economia pode chegar a 324.000 euros ao ano.

Isto é, o sistema otimiza o contato com o solo, minimiza a perda de energia garantindo economia de combustível. De acordo com a fabricante, o FE foi projetado para suportar alta capacidade de carga. Do mesmo modo, a tecnologia de lubrificação premium garante um desempenho consistente e duradouro sob cargas pesadas. Tudo isso sem comprometer a durabilidade conjunto de cubo de roda.

Tecnologia do cubo de roda contribui para sustentabilidade

Finalmente, Carlos Giner, Diretor Corporativo de Transporte da Sesé, reforçou a importância da inovação para a empresa. “Cada porcentagem de economia de combustível se traduz em reduções de custos tangíveis na nossa operação”, disse. Além disso, ele também destacou que a tecnologia contribui para as metas de sustentabilidade da frota sem comprometer o desempenho.

Por fim, Sergio Santo Domingo, Diretor Global de P&D da Fersa, explicou a diferença do novo sistema em relação às soluções padrão. “Nosso cubo de roda foi projetado para minimizar a perda de energia. Consequentemente, isso significa menor desgaste, menos calor e menor consumo de combustível. Em outras palavras, ao combinar engenharia de precisão com materiais avançados, estamos estabelecendo um novo padrão de eficiência para frotas”, concluiu. Veja outra tecnologia para reduzir consumo de combustivel

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