Scania, SKF e LOTS Group traçam uma longa rota para caminhões a bateria

A Scania, se juntou a SKF e a LOTS Group, para desenvolver uma das rotas mais longas para caminhões elétricos movidos a bateria. Dessa forma, espera-se que na rota, operada em parceria com a empresa de transporte Ahréns Åkeri, seja reduza significativamente as emissões.

Nesse sentido, a meta é reduzir 97% das emissões de dióxido de carbono. E ao mesmo tempo otimizar a eficiência do transporte, com 85% da quilometragem anual do veículo concluída com cargas completas.

LEIA TAMBÉM: Vibra utiliza Diesel HVO nos caminhões que rodam no aeroporto de Guarulhos

A rota cobrirá um total de 221 mil km por ano. Assim, resultando em uma economia de 298 toneladas de emissões de CO₂. Isso é equivalente às emissões anuais de CO₂ de 210 carros de passeio que rodam na Suécia, por exemplo.

Todavia, a iniciativa demonstra que implementar o transporte elétrico é uma estratégia viável para criar soluções de logística sustentáveis. Na Europa, 60% de todo o frete rodoviário viaja mais de 300 km por dia, mostrando que mesmo as partes mais complexas e extensas do sistema de transporte têm potencial para eletrificação. 

Uma colaboração para redução de emissões

“Esta parceria é um passo significativo na transição para uma logística sustentável. Nossa meta é que isso se torne uma referência para futuras soluções de logística na Europa”, diz Johan Palmqvist, diretor geral da LOTS Group Europa. 

O objetivo da parceria visa garantir de forma constante volumes de cargas. Assim garantir que os caminhões trafeguem com frequência na rota. Mas sem gerar impactos financeiros na logística e ao investir na tecnologia elétrica.

Dessa forma, o projeto mostra que a logística sustentável pode ser ecologicamente correta e econômica. O plano para implementar veículos elétricos é faseado. Neste início de ano, as empresas já estão realizando estudos sobre o fluxo de viagens. Para no segundo momento dar início à operação em larga escala, programada ainda para este ano.

“Essa colaboração nos ajuda a garantir um transporte eficiente e ecologicamente correto para os nossos clientes. A nossa ambição é atingir impacto climático líquido zero em toda a cadeia”, afirma Måns Isacsson, gerente de logística da SKF Sverige. 

Scania, SKF e LOTS Group lançam uma longa rota para caminhões a bateria
a rota não foi divulgada, mas a projeção é que os caminhões operem diariamente como os modelos similares a diesel – Scania/Divulgação

Parceria

Seja como for, a parceria vai validar todos os parâmetros operacionais. Incluindo a otimização do uso de energia, a precificação da eletricidade e a maximização da utilização dos veículos, antes da transição para operações completas de dois turnos. 

“A parceria entre a SKF, a LOTS e a Scania demonstra que o transporte de carga com veículos elétricos a bateria é viável, não apenas para rotas urbanas, mas também para transporte de longa distância. Esta parceria se alinha com o propósito da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável”, diz Gustaf Sundell, chefe da Scania Ventures and New Business. 

O LOTS Group, subsidiária da Scania, é uma plataforma que conecta compradores de transporte para otimizar serviços de logística. Por meio da torre de controle da Scania, os fluxos de transporte são coordenados. Enquanto o LOTS Group realiza a otimização de rotas e o gerenciamento de cobrança usando ferramentas digitais para melhorar a eficiência de recursos.

O post Scania, SKF e LOTS Group traçam uma longa rota para caminhões a bateria apareceu primeiro em Transporte Mundial.

Consulte Pelo Whatsapp