Prefeitura realiza capacitação pelo Pacto pela Alfabetização para 500 professores

Em mais uma ação para garantir bons resultados no ano letivo de 2025, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado (29) uma palestra com os professores de 1º e 2º ano da rede municipal sobre a instrução fônica no processo de alfabetização. A iniciativa é uma continuidade da formação dos profissionais que atuam no Pacto pela Alfabetização. O evento ocorreu  em dois turnos no Auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Com o tema “Aprender a ler e escrever: por que a instrução fônica é tão importante?”, a professora doutora Ana Paula Rigatti Scherer, em parceria com o Instituto Raiar, debateu o tema junto aos profissionais da Educação. A instrução fônica é uma estratégia de ensino que associa letras a sons no processo de alfabetização. “A metodologia da instrução fônica mostra, com embasamento científico, que trabalhar com a linguagem faz com que as crianças se aproximem mais da escrita. Ou seja, para alfabetizar, a criança precisa conhecer o sistema alfabético e saber que ele se relaciona com os sons da fala que ela já utiliza”, explicou Ana Paula Rigatti Scherer.

Prefeitura realiza capacitação pelo Pacto pela Alfabetização para 500 professores 1
Danilo Henriques – Secretaria de Comunicação/PMU

A palestra, que contou com a participação de mais de 500 profissionais da rede, faz parte do processo formativo dos profissionais que atuam no Pacto pela Alfabetização, com o objetivo de contribuir com a formação e prática dos professores  de 1º e 2º anos e analistas pedagógicos.

A diretora pedagógica do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), Carla Barbosa Alves, explicou que a palestra é uma continuidade do processo formativo dos profissionais que acontece desde 2022, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio. “A escolha do tema relacionado a consciência fonológica é de extrema importância pois norteia o trabalho da alfabetização junto aos estudantes. É uma oportunidade de novos conhecimentos, troca de ideias e experiências a fim de aperfeiçoar o aprendizado dos profissionais”, afirmou.

Prefeitura realiza capacitação pelo Pacto pela Alfabetização para 500 professores 2
Danilo Henriques – Secretaria de Comunicação/PMU

Pacto pela Alfabetização

A realização do Pacto pela Alfabetização na rede municipal de ensino é resultado de uma parceria firmada pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, com o Instituto Projeto de Vida (de Uberlândia) e o Instituto Raiar (de Brasília). O programa atende os preceitos da Política Nacional de Alfabetização (PNA), com a proposta de elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo e promover práticas mais eficazes de alfabetização.

A metodologia aplicada faz uso de material didático estruturado e acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem quando necessário. O Pacto também oferece formação aos professores e gestores, bem como qualificação dos processos de aprendizagem e incentivos para uma melhor atuação das equipes pedagógicas junto à comunidade escolar.

O post Prefeitura realiza capacitação pelo Pacto pela Alfabetização para 500 professores apareceu primeiro em Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Consulte Pelo Whatsapp