Reforçando o estímulo à arborização da cidade conduzida de forma responsável e consciente e a sustentabilidade, a Prefeitura de Uberlândia fez, nesta quinta-feira (3), o plantio de 68 mudas de ipês roxos no canteiro central da avenida Sacadura Cabral, no bairro Custódio Pereira. A ação, que contou com a participação de alunos da Escola Municipal Professor Oswaldo Vieira Gonçalves, faz parte do projeto “Avenidas dos Ipês”, idealizado por meio de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e a primeira-dama do Município, Cárita Ferreira, que esteve presente no evento. Seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, que também acompanhou a ação, a iniciativa tem o objetivo de buscar a estabilidade climática, o conforto ambiental e a melhoria da qualidade geral da vida da população com a introdução de 1,5 mil árvores da espécie Ipê Roxo em dez vias da cidade, aumentando, positivamente, o inventário florestal de Uberlândia, utilizando espécie nativa e criando identidades paisagísticas urbanas.
“Com esse projeto, as futuras gerações poderão usufruir de uma cidade mais agradável, mais verde, mais bonita, com árvores frondosas. São ipês roxos, que valorizam a paisagem de Uberlândia. Seguimos trabalhando por melhorias para a cidade e para a nossa população”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
O plantio dos ipês roxos ocorre na avenida Sacadura Cabral em ponto próximo à trincheira que está sendo construída na rua Haia, no bairro Alto Umuarama, e que será inaugurada pela Prefeitura de Uberlândia em breve. A obra de infraestrutura e mobilidade urbana no setor Leste da cidade ampliará o acesso ao Aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato. Formado por uma passagem sob a linha férrea com ligação até a avenida Sacadura Cabral, o trecho terá quatro faixas, sendo duas em cada sentido, além de ciclovia e passagem para pedestres. A nova via, que terá quase 750 metros de extensão, terá potencial para se tornar um cartão postal da cidade, considerando a possibilidade de arborização planejada com os ipês roxos.
Além da avenida Sacadura Cabral, foram escolhidas para compor o projeto “Avenidas dos Ipês” e receber os plantios as avenidas: Judéia, no bairro Jardim Canaã, Sideral e Dom Estevão Cardoso Avelar, no Jardim Ipanema, dos Jardins, no Nova Uberlândia, Vereador Carlito Cordeiro, no Jardim Inconfidência, Wilson Rodrigues da Silva, no Pequis, Alameda Jardim Holanda, no bairro Jardim Holanda, Aldo Borges Leão, no bairro Morada Nova, e no Parque Linear Rio Uberabinha, no bairro Jaraguá.

Ipê Roxo
A variedade escolhida foi o Ipê Roxo de Bola (Handroanthus Impetiginosus ou Tabebuia impetiginosa), espécie comum nas regiões brasileiras do Sudeste e Nordeste. Tem altura entre 8 e 12 metros. Seu tronco pode chegar a até 90 centímetros de diâmetro. Suas flores são roxas. A floração acontece durante o mês de maio até agosto. “O Ipê tem ligação com o nosso passado. Os povos originários do Brasil usavam a madeira dessa espécie para produção dos seus arcos, utilizados na caça e defesa pessoal. Além disso, os ipês, quando desabrocham, deixam a paisagem mais exuberante no cerrado”, observou a primeira-dama do Município, Cárita Ferreira.
O nome “ipê” deriva do tupi-guarani, língua dos povos nativos do Brasil, que significa “casca dura”, uma referência à resistência da madeira dessa árvore. Os ipês são, frequentemente, associados à resistência e beleza, simbolizando a força e a vitalidade da natureza brasileira. Suas flores atraem grande variedade de polinizadores, incluindo abelhas, beija-flores e borboletas, que são essenciais para a reprodução de muitas outras plantas. Além disso, as árvores de ipê fornecem abrigo e alimento para diversas espécies de aves, mamíferos e insetos.
O post Prefeitura inicia projeto “Avenidas dos Ipês” com o plantio de mudas na avenida Sacadura Cabral apareceu primeiro em Portal da Prefeitura de Uberlândia.