Empenhada em garantir a qualidade dos serviços prestados à população na área da Saúde, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou, nesta quarta-feira (9), a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) – Ophélia Pereira Garcia. O local será mais um espaço de internação clínica hospitalar da rede municipal. A inauguração contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio e de outros representantes do poder público.
Situado no bairro Alto Umuarama, no setor Leste da cidade, o local, que abrigava o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO), tem área aproximada de três mil metros quadrados (m²) e abrigava 42 leitos de internação. O prédio passou por reformas e adequações com o objetivo de proporcionar mais espaço aos pacientes, passando a oferecer 50 leitos para atendimento clínico e hospitalar, além de profissionais multidisciplinares.

“Este é mais um passo importante no compromisso da nossa gestão em oferecer serviços de saúde cada vez mais acessíveis e de qualidade. Desde o início desta gestão, estamos trabalhamos para ampliar e melhorar a rede municipal de saúde. A parceria com o Grupo Luta Pela Vida, que há anos presta um serviço essencial no cuidado aos pacientes oncológicos, reforça esse compromisso e nos permite avançar ainda mais”, ressaltou o prefeito Paulo Sérgio.
As negociações para a parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Grupo Luta Pela Vida (GLPV) – responsável pelo prédio – tiveram início no segundo semestre de 2024, com anúncio em dezembro do mesmo ano, ainda durante a gestão de Odelmo Leão e Paulo Sérgio, com o objetivo de transferir a gestão do edifício para o município.

A gestão do imóvel foi formalizada por meio de um contrato de comodato, um acordo no qual o Grupo Luta Pela Vida cede gratuitamente o uso do edifício ao município. Desde então, as tratativas para a Prefeitura de Uberlândia assumir a gestão do prédio, tanto burocráticas quanto práticas, com as obras realizadas de adaptação da unidade, evoluíram e culminaram com a inauguração do espaço nesta quarta-feira.
“Com este novo espaço, os pacientes que estão no Centro de Internação Clínica serão transferidos gradativamente para a nova unidade. Após essa mudança, o local, que foi aberto durante a pandemia da Covid-19, será desativado. Assim, os pacientes que estiverem nas UAIs e necessitarem de internação hospitalar serão transferidos diretamente para a Unidade de Cuidados Continuados Integrados”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Ainda de acordo com o secretário, todas as alterações no prédio foram feitas com o aval da Vigilância Sanitária e o local já está habilitado junto ao Ministério da Saúde para ser custeado com verbas federais e estaduais.

UCCI – Ophélia Pereira Garcia
O prédio no qual funcionará a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) leva o nome da uberlandense Ophélia Pereira Garcia. Filha de Benedita e Rodrigo Freitas Pereira, casou-se com Luiz Alberto Garcia, presidente de honra do Conselho de Administração do Grupo Algar. Empreendedora e sensível às necessidades da comunidade, Ophélia fundou a floricultura Árvore, que apoiava produtores locais. Enquanto tocava o empreendimento, também prestava assessoria ao esposo na Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC) – atual Algar Telecom, quando ele já atuava como diretor da empresa.
Sua atuação discreta, porém impactante, também se destacou no trabalho voluntário. Ophélia Pereira Garcia dedicou-se com intensidade a causas sociais, especialmente na Sociedade Eunice Weaver e no Hospital do Câncer de Uberlândia, da qual foi reconhecida como madrinha. Ophélia faleceu em 9 de janeiro de 2025.
O post Prefeitura inaugura novo espaço de internação clínica hospitalar da rede municipal apareceu primeiro em Portal da Prefeitura de Uberlândia.