Obras do Pátio de Compostagem do Dmae ultrapassam os 60% de conclusão

As obras do novo Pátio de Compostagem do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) avançaram e atingiram mais de 60% de evolução. O espaço, projetado para receber resíduos orgânicos provenientes de feiras livres, instituições públicas, escolas e estabelecimentos comerciais, será um marco na gestão sustentável dos resíduos urbanos em Uberlândia.

A iniciativa do Dmae foi viabilizada por meio de aplicação de projeto em edital de incentivo da Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (Abha) com financiamento do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Araguari (CBH). O projeto para construção do Pátio de Compostagem em Uberlândia foi aprovado em 2023.

O Pátio de Compostagem está sendo construído em uma área de 1.765,30 m² na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e tem previsão de entrega para maio de 2025 e início da operação em junho de 2025. O desenvolvimento da estrutura está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos e reforça o compromisso de Uberlândia com a gestão sustentável dos resíduos urbanos.

Impacto ambiental e benefícios

Obras do Pátio de Compostagem do Dmae ultrapassam os 60% de conclusão 4

De acordo com o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, o novo pátio será fundamental para reduzir o impacto ambiental e prolongar a vida útil do aterro sanitário. “Quando estiver em funcionamento, utilizaremos o método de compostagem termofílica em leiras estáticas, garantindo eficiência no processamento dos resíduos e contribuindo para uma destinação mais sustentável”, destacou.

Além da construção do pátio, o Dmae também promoverá ações para estruturar as feiras livres, incentivando a correta separação dos resíduos sólidos. O objetivo é garantir que a fração orgânica seja destinada ao pátio de compostagem, possibilitando a transformação do material em fertilizante orgânico para hortas comunitárias, praças, escolas e para a agricultura familiar.

Atualmente, mais da metade dos resíduos sólidos urbanos de Uberlândia é composta por matéria orgânica. Em 2024, das 235,8 mil toneladas de resíduos enviados ao aterro sanitário, aproximadamente 124,9 mil toneladas poderiam ter sido reaproveitadas por meio da compostagem.

Com a implantação do novo Pátio de Compostagem, Uberlândia avança em direção a um modelo mais sustentável de gestão de resíduos, reduzindo impactos ambientais e incentivando práticas ecológicas que beneficiam toda a comunidade.

O post Obras do Pátio de Compostagem do Dmae ultrapassam os 60% de conclusão apareceu primeiro em Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Consulte Pelo Whatsapp