A Mercedes-Benz vendeu 70 ônibus com chassi OF 1721 para o Grupo JAL. Inicialmente, a Transportes Flores operará 50 desses veículos na Baixada Fluminense. Além disso, a empresa Real Rio utilizará os outros 20 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A fabricante destaca que a Caio encarroçou todas as unidades. Sérgio Lavouras, acionista do Grupo JAL, declara que, com as novas 70 unidades do OF 1721, a frota total da empresa alcança cerca de 800 ônibus, todos da Mercedes-Benz.
Os veículos foram adquiridos via Refrota, linha de financiamento de ônibus urbanos do Pró-Transporte do Governo Federal. O programa, inserido no Pró-Transporte, visa fomentar a renovação da frota de ônibus urbanos no País. O Banco Mercedes-Benz financiou a operação, e a concessionária Miriam, do Rio de Janeiro, concretizou a venda.
Parceria de mais de 50 anos
Lavouras destaca que os ônibus OF oferecem a melhor solução para esse tipo de operação. Além disso, a empresa mantém um relacionamento de parceria e confiabilidade com a Mercedes-Benz há mais de 50 anos. Ele afirma que tanto a concessionária Miriam quanto a fábrica sempre atendem às necessidades da JAL com rapidez e qualidade. “Nossa frota é totalmente formada por ônibus Mercedes-Benz da linha OF com motor frontal, que atendem às nossas demandas de linhas urbanas e intermunicipais de curtas distâncias”, reforça ele.
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, expressa a satisfação da empresa em continuar atendendo esse cliente da marca. “O Grupo JAL é uma referência no transporte coletivo urbano do Rio de Janeiro”, complementa Barbosa.

Ademais, Barbosa destaca que a renovação da frota com a tecnologia BlueTec 6 reforça o compromisso do cliente com o meio ambiente e com a Mercedes-Benz, que atua alinhada com os pilares da estratégia ESG.
Chassi Mercedes-Benz OF 1721 é o campeão de vendas da marca
O chassi OF 1721, projetado para receber carrocerias de até 13,2 metros, tem liderado as vendas da marca há mais de uma década. Nesse sentido, a Mercedes-Benz recomenda este produto tanto para o transporte urbano de passageiros quanto para empresas que oferecem serviços de fretamento.
Além disso, equipado com um motor que entrega 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm, o chassi se destaca pela eficiência. Por fim, a fabricante garante que este propulsor Euro 6 é referência em economia de combustível e alto torque em baixas rotações.
Serviço de telemetria
Adicionalmente, a Mercedes-Benz incluiu contratos do serviço de telemetria FleetBus na venda de 10 novos ônibus. Essa ferramenta de gestão de frota, por sua vez, fornece informações em tempo real sobre os veículos e o comportamento do motorista aos clientes.
Em suma, o FleetBus não apenas realiza análises de desempenho, mas também gerencia falhas e eventos geolocalizados. Além disso, o sistema permite a criação e personalização de eventos de condução, manutenção e segurança, o que, consequentemente, reduz o tempo de diagnóstico de manutenção.
O post Mercedes-Benz vende 70 ônibus OF 1721 para o grupo JAL do Rio de Janeiro apareceu primeiro em Transporte Mundial.