Dmae abre agenda de visitas à Fazendinha Águas Vivas para 2025

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Escola Água Cidadã (Peac), abriu a agenda de visitas para o ano de 2025 à Fazendinha Águas Vivas, uma iniciativa que alia educação ambiental, cultura e história em uma vivência única para crianças e jovens. O agendamento para este ano será feito exclusivamente via WhatsApp, por ordem de envio das mensagens, através do número (34) 3228-7796.

Conveniado ao Dmae para sediar visitas guiadas e localizada às margens da Represa Capim Branco I, no Retiro Águas Vivas, a Fazendinha Águas Vivas tem como principal objetivo valorizar o meio ambiente e incentivar a preservação da fauna e flora local, além de proporcionar comparações entre o modo de vida rural e urbano.

As visitas na Fazendinha são realizadas em dois turnos (manhã ou tarde) e voltadas, principalmente, para alunos da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental. A média é de 23 alunos por grupo, acompanhados por dois monitores e responsáveis. Desde 2018, o espaço recebe alunos de escolas públicas, particulares e instituições privadas. Para escolas públicas, as visitas são totalmente gratuitas e acompanhadas por monitores do Peac. Já para escolas particulares e empresas, o agendamento e condições devem ser tratados diretamente com os proprietários.

“Durante a visita, os alunos são guiados por diversos espaços educativos, como o paiol e a casa típica rural, onde aprendem sobre o estilo de vida do campo. A Fazendinha conta com animais como porcos, galinhas, vacas, patos e peixes, promovendo um contato direto com o ambiente rural”, explicou o chefe do núcleo de projetos de educação ambiental do Dmae, Cláudio Rocha.

Outro grande diferencial da Fazendinha é o projeto “AliASAS”, realizado em parceria com o Ministério Público, Polícia Militar Ambiental e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que atua na reabilitação e soltura de animais silvestres vítimas do tráfico. Além disso, os visitantes conhecem práticas sustentáveis como o uso de energia renovável (placas fotovoltaicas, energia eólica e roda d’água), técnicas de cultivo como a hidroponia, além de equipamentos agrícolas antigos, como carro de boi, arado de tração animal e carpideira.

O post Dmae abre agenda de visitas à Fazendinha Águas Vivas para 2025 apareceu primeiro em Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Consulte Pelo Whatsapp