A XCMG Brasil confirmou a previsão de chegada do caminhão de mineração XDE260 para o segundo semestre deste ano. Com o objetivo de operar em minas a céu aberto de grande escala, o modelo já passou por testes em uma mineradora brasileira.

O caminhão XDE260 possui chassi rígido e incorpora um motor diesel-elétrico MTU com controle eletrônico e sistema de acionamento CA, o qual a GE e a XCMG desenvolveram. Com uma potência de 1.865 kW (2.500 BHP a 1.800 rpm) e uma carga nominal de 240 toneladas, o veículo foi projetado para alta capacidade de transporte.
Caminhão opera em diferentes regiões do mundo
De acordo com a fabricante, o XDE260 já demonstrou produtividade e baixo custo operacional em diferentes lugares do mundo. Essas regiões incluem minas de carvão em Shaanxi (China) e Mongólia, assim como uma mina de cobre no Equador.
Ademais, um dos caminhões XDE260 em operação já acumulou 18 mil horas de trabalho na mina de cobre Jiangxi, no Sudeste da China. Em contrapartida, outra unidade do veículo já soma 14 mil horas na mina de cobre Tibet Julong, situada a 5.400 metros de altitude na Região Autônoma do Tibete.
A fabricante reforça que o peso do veículo também contribui para a economia de combustível. Estima-se que, para cada 10% de redução no peso médio, ocorra uma economia de combustível de aproximadamente 4%. Outrossim, o sistema de frenagem dinâmica utiliza os motores elétricos para aumentar a segurança e a eficiência energética.
Carroceria do XDE260 minimiza peso do caminhão
A carroceria leve foi projetada para minimizar o peso morto do veículo. O caminhão também integra um ventilador de embreagem com controle de temperatura, que reduz ruídos e melhora o consumo de combustível.
A cabine segue os padrões ISO ROPS/FOPS para segurança e ergonomia do operador. Conforme declara a fabricante, o XDE260 apresenta uma taxa de disponibilidade acima de 90% nas operações globais.
As vedações do modelo foram projetadas para resistir à pressão e a temperaturas extremas, visando maior durabilidade. Para aumentar a segurança, o caminhão conta com placas de fricção que garantem frenagens controladas.
Caminhão XDE260 apresenta baixo custo operacional
A fabricante informa que o peso do caminhão também contribui para a economia de combustível. Estima-se que, para cada 10% de redução no peso médio, ocorra uma economia de combustível de aproximadamente 4%. Outrossim, o sistema de frenagem dinâmica utiliza os motores elétricos para aumentar a segurança e a eficiência energética.
A cabine segue os padrões ISO ROPS/FOPS para segurança e ergonomia do operador. Conforme declara a fabricante, o XDE260 apresenta uma taxa de disponibilidade acima de 90% nas operações globais.
As vedações do modelo foram projetadas para resistir à pressão e a temperaturas extremas, visando maior durabilidade. Para aumentar a segurança, o caminhão conta com placas de fricção que garantem frenagens controladas.
XCMG é fabricante de máquinas pesadas
Presente no Brasil desde 2014, a XCMG se posiciona entre as cinco maiores fabricantes de máquinas pesadas do mercado nacional. Consequentemente, a empresa também atua no setor de mineração com foco em inovação e eficiência.
Por último, a XCMG também opera com a oferta de caminhões elétricosno Brasil. O mais recente lançamento da marca ocorreu na Fenatran 2024, onde a empresa apresentou sua linbha de produtos para o transporte de cargas.
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