BorgWarner comemora 50 anos de atividades no Brasil

A BorgWarner comemora 50 anos de atuação no Brasil. A empresa chegou ao País em 1975, quando instalou uma fábrica de turbocompressores para veículos comerciais e pesados em Campinas/SP. Em seguida, expandiu sua presença no Estado de São Paulo, inaugurando novas unidades em Itatiba e Piracicaba.

Atualmente, a BorgWarner produz localmente turbocompressores, embreagens viscosas, correntes de comando e sistemas de baterias. Há 50 anos, a empresa fabrica turbocompressores no Brasil para atender tanto veículos pesados quanto leves.

Em 2023, por exemplo, a BorgWarner fabricou aproximadamente 9 milhões de turbocompressores para motores a gasolina com válvula wastegate. De acordo com a empresa, esses componentes evitaram cerca de 16,5 milhões de toneladas métricas de CO₂ ao longo da vida útil dos veículos.

Fábrica da BorgWarer em Piracicaba

Como outro marco importante, a BorgWarner destaca a instalação da fábrica em Piracicaba. A unidade foi projetada para produzir sistemas de baterias voltados à crescente demanda por eletrificação de veículos comerciais, como ônibus.

“Nesta planta, que iniciou oficialmente as operações em 2023, produzimos os Sistemas de Baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), que equipam os ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U no País”, afirma Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery Systems no Brasil.

Produção de 687.000 inversores

Além disso, a BorgWarner enfatiza a produção de inversores, considerados um dos três principais componentes que viabilizam a propulsão de veículos elétricos a bateria. Em 2023, a empresa produziu cerca de 687.000 unidades. Esse volume, segundo a companhia, contribuiu para evitar aproximadamente 1,525 milhão de toneladas métricas de CO₂ ao longo da vida útil dos veículos.

Perspectivas futuras

Olhando para o futuro, a BorgWarner projeta um crescimento significativo na produção de turbocompressores até 2027. A meta é que esses componentes ajudem a evitar a emissão de 9,2 milhões de toneladas de CO₂ durante a vida útil dos veículos.

“Esses 50 anos de sucesso no Brasil reforçam que estamos no caminho certo e conectados com nossos clientes e o mercado”, destaca Michelle Collins, Diretora Global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner.

Por fim, a executiva ressalta que o portfólio global da empresa é orientado por tecnologias que apoiam a descarbonização dos veículos. “Em 2023, aproximadamente 87% da nossa receita global veio de produtos que ajudam a reduzir as emissões ou viabilizam veículos com emissão zero”, conclui.

O post BorgWarner comemora 50 anos de atividades no Brasil apareceu primeiro em Transporte Mundial.

Consulte Pelo Whatsapp