Prefeitura discute em Brasília cronograma de implantação do Samu e UPA em Uberlândia

O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, e da secretária municipal de Gestão Estratégica, Lívia Mendes de Paula, esteve, nesta segunda-feira (14), em Brasília (DF) para dar continuidade às tratativas para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Uberlândia. O encontro, que aconteceu no Ministério da Saúde, com os assessores do ministro Fernando Padilha e com o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Nilton Pereira Junior, é uma sequência das reuniões que aconteceram em Uberlândia.  

“Nós tivemos um encontro importante de decisão dos próximos passos para a implantação do Samu e da UPA na nossa cidade. Atualmente, nosso orçamento está todo comprometido com a saúde e, para continuar garantindo nossos serviços, precisamos de recursos federais e estaduais. Um dos caminhos para ter uma melhor cobertura na assistência é o Samu, que atuará junto do Siate”, detalhou o prefeito Paulo Sérgio.

Ainda segundo o chefe do Executivo, uma nova reunião acontecerá nesta terça-feira (15), em Uberlândia, para discutirem quais Unidades de Atendimento Integrado (UAI) poderão ser adaptadas para atenderem os pacientes oriundos do Samu.

Prefeitura discute em Brasília cronograma de implantação do Samu e UPA em Uberlândia 1
Divulgação

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, também foi discutida a possibilidade de financiamento da construção da UPA Oeste, no bairro Monte Hebron, em Uberlândia, por parte do Ministério da Saúde. “Estamos dando mais um passo para a implementação do serviço em Uberlândia. Tivemos um encontro muito produtivo, principalmente em relação à possibilidade de financiamento da construção da unidade. Vamos pleitear o valor de R$ 8 milhões para construção e também da liberação do Teto MAC para pagar a mensalidade do Cistri (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte)”, afirmou.

As tratativas para implementação do serviço começaram em janeiro deste ano, logo nos primeiros dias da gestão do prefeito Paulo Sérgio. Em março, o município recebeu a primeira visita técnica da coordenação geral de urgência do Ministério da Saúde. Na ocasião, ocorreu a apresentação da rede de urgência e emergência municipal de Uberlândia, bem como o projeto para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Leste) no bairro Morumbi. A comitiva também visitou o local onde a unidade será construída e também uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

Ainda dentro da agenda, houve uma reunião com representantes do Cistri e da Secretaria Estadual de Saúde e a visita técnica às instalações do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).

O post Prefeitura discute em Brasília cronograma de implantação do Samu e UPA em Uberlândia apareceu primeiro em Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Consulte Pelo Whatsapp